1º Prêmio FETPESP de Comunicação promoveu o setor entre os comunicadores

1º Prêmio FETPESP de Comunicação promoveu o setor entre os comunicadores

Escrito por: Marcelo Valladão

02/08/2024

Evento distribuiu R$ 180 mil em prêmios e aproximou o transporte de passageiros dos profissionais e estudantes de comunicação

 

A iniciativa de premiar os trabalhos dos comunicadores que contam a história do transporte de passageiros nasceu predestinada a ser um sucesso, não somente pelo trabalho desenvolvido pela idealizadora, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), mas também pela diversidade, relevância e qualidade dos trabalhos apresentados em quase 150 inscrições.

 

Milton Jung e o presidente Mauro Herszkowicz (Fotos: Divulgação FETPESP)

 

 

O “1° Prêmio FETPESP de Comunicação – Movendo Ideias, Celebrando Talentos!”, que prestigiou e incentivou os trabalhos jornalísticos e de comunicação que contribuam significativamente para o avanço, a promoção e a valorização do setor de transportes de passageiros no estado de São Paulo e abre as comemorações dos 10 anos da FETPESP.

 

A cerimônia, que distribuiu R$ 180 mil em prêmios, aconteceu dia 27 de junho, em São Paulo (SP), reunindo comunicadores e empresários.

 

“Com essa iniciativa, a FETPESP quer contribuir para o aprimoramento do setor, promovendo a inovação, a acessibilidade, a sustentabilidade e o senso de comunidade. Diante disso, ficamos felizes em celebrar os trabalhos realizados pelos comunicadores, que ajudam muito a transformar o setor de Transportes de Passageiros no estado de São Paulo”, afirma o presidente da FETPESP, Mauro Herszkowicz.

 

 

Para Márcia Pinna, da OTM Editora, o prêmio contribui positivamente para o setor. “A criação do Prêmio FETPESP de Comunicação é uma ação muito importante, tanto para as empresas quanto para os profissionais de comunicação. É uma forma de estimular e reconhecer produção de conteúdo de qualidade sobre o setor, trazendo mais transparência e confiabilidade”, disse ela.

 

“Nosso setor é carente de uma comunicação efetiva, principalmente entre empresas e clientes e acredito que ações desse tipo podem fomentar o entendimento da importância de ouvir opiniões, tratar das adversidades e principalmente saber da importância de opinar em quaisquer assuntos”, afirma o comunicador Fábio Trindade (Parceiros do Transporte).

 

 

 

Voz e vez também aos estudantes

 

O jornalista, radialista e palestrante Milton Jung foi o cerimonialista, conduzindo a noite no JK Boulevard. “Achei muito especial o prêmio olhar para os estudantes. Geralmente, os prêmios não olham para eles. O [1º] Prêmio [FETPESP] já é especial por isso, além de alertar os comunicadores para que eles prestem mais atenção ao transporte”, disse Jung à Sou + Ônibus.

 

 

A primeira edição do Prêmio FETPESP de Comunicação teve como patrocinador o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e contou com o apoio institucional da Prodata Mobility Brasil, da CAIO e da Mercedes-Benz Brasil.

 

O jornalista Antonio Ferro, da revista AutoBus, figurou entre os finalistas da categoria Internet. Ele comentou sobre a sensação de estar entre o seleto grupo. “Na primeira edição de um prêmio tão importante, relativo à mobilidade, ser reconhecido é muito bom, uma satisfação muito grande que vem a coroar o meu trabalho. São 14 anos de revista AutoBus. Este é um tema tão importante quanto saúde, segurança”, disse ele. “Sem o transporte, a sociedade não se desenvolve”, concluiu.

 

 

 

Júri e premiações

 

Os trabalhos inscritos foram avaliados por um júri composto por profissionais de reconhecida competência e expertise em Comunicação e Jornalismo na área de Transportes de Passageiros. Os jurados desta primeira edição do prêmio foram: Raissa Santos Cruz; Livia Cerezoli de Castro; Marli Cunha Gonçalves; Ulisses Lacava Bigaton; e o time de marketing da CAIO, Tânia Pires de Souza e Mônica Quemel.

 

“Esse é o caminho que o setor tem que traçar, porque a comunicação é um dos pilares do bom serviço que o transporte presta à população. Que venham outros prêmios para que possamos valorizar o que é feito dentro dos trabalhos de comunicação voltados ao transporte. Espero que seja a primeira edição de muitas”, afirma o jornalista Ulisses Lacava, especialista em Comunicação no setor.

 

A avaliação foi baseada nos critérios de relevância, qualidade jornalística ou comunicação, originalidade, abordagem, precisão das informações, impacto na

sociedade e contribuição para o setor de transportes de passageiros.

 

Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, conforme os

seguintes critérios:

  • Primeiro colocado: prêmio de R$ 20.000,00, troféu e certificado.
  • Segundo colocado: prêmio de R$ 10.000,00, troféu e certificado.
  • Terceiro colocado: troféu e certificado.

 

O jornalista Adamo Bazani, finalista na categoria Internet, também enalteceu a iniciativa da FETPESP. “Um prêmio como esse mostra como é importante essa iniciativa para aproximar o setor dos jornalistas. Para mim, foram dois prêmios esta noite, primeiro o prêmio em si, [e] o segundo prêmio que eu recebi hoje foi ter reencontrado o Milton Jung, que considero o pai do Diário do Transporte”, disse ele.

 

Ambos, Jung e Bazani, foram colegas na Rádio CBN e puderam se reencontrar. Bazani contou como Jung o ajudou a idealizar o site do qual hoje é editor e se tornou referência no transporte. “Tive um acidente de trânsito e o Milton me abriu espaço para contar essa história e me motivou a montar o site que falasse do setor, e deu certo”, finalizou Bazani.

 

Paulo Reis, da EMTU (Foto: Divulgação FETPESP)

Para o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis, que juntamente com a coordenadora Rosemeire Sakamoto foram os idealizadores do Programa Gira Livro, uma ação instituicional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, o prêmio contribui para a promoção do transporte de passageiros.

“Sem dúvida, essa premiação é um marco no setor de comunicação de transporte de passageiros. Reconhecemos a importância da comunicação eficiente, especialmente neste setor que lida com a mobilidade de milhões de pessoas diariamente. Nosso objetivo é informar com responsabilidade social e atender às necessidades dos passageiros. Premiações como essa elevam o padrão do setor. Parabenizamos a FETPESP e os patrocinadores por apoiarem uma iniciativa tão valiosa”, disse Paulo.

 

“Ficamos extremamente orgulhosos de vencer com o Programa Gira Livro, que já distribuiu cerca de 50 mil exemplares em seus oito anos de existência. Nosso principal negócio é oferecer transporte de qualidade, mas acreditamos que podemos agregar mais valor aos trajetos, como fazemos com este projeto que promove cultura, conhecimento e leitura. Agradecemos profundamente aos nossos parceiros e passageiros que participam doando ou levando um livro para casa”, finalizou

O programa Gira Livro ficou em 2º Lugar na Categoria Ação Institucional.

 

Ganhadores

Confira a lista dos ganhadores de cada categoria:

 

Categoria Ação Institucional

 

 

  • 1º lugar: Cilene Cabral – Campanha “Todos colaboram, todos viajam melhor” – SPTrans;
  • 2º lugar: Rosemeire Zilio Sakamoto e Paulo Reis (EMTU) – Programa “Gira Livro EMTU”;
  • 3º lugar: Luciana Maria Lisboa Herszkowicz Harari (Paraty Mobilidade) – Campanha “Girobus – ônibus itinerante da Paraty Mobilidade”.

 

Categoria Campanha Publicitária

 

  • 1º lugar: Roberto Sganzerla (PróUrbano e RP Mobi) – Campanha “É coletivo, é para você – PróUrbano e RP Mobi”;
  • 2º lugar: Fernanda do Couto Araújo (Viação Cometa) – Campanha “Rebranding Viação Cometa”;
  • 3º lugar: Murillo da Silva Fonseca (Radial Transporte) – Campanha “Mulheres na Radial Transporte”.

 

Categoria Jornalismo

 

 

 

  • 1º lugar: Bruno Azevedo (TV Globo) – Matéria “Tecnologia e Mobilidade”;
  • 2º lugar: Rone Fabio Carvalho Junior (Diário da Região) – Matéria “Pelo
  • direito de ir e vir”;
  • 3º lugar: Rone Fabio Carvalho Junior (Diário da Região) – Matéria “Em busca da mobilidade sustentável”.

 

Categoria Estudante

 

 

  • 1º lugar: Nicolas Souza Jacomelli (Faculdade Cásper Líbero) – matéria “Mobilidade Urbana no pós-pandemia em SP”;
  • 2º lugar: Caio Innocencio Cornachini (Faculdade Cásper Líbero) – matéria “Tarifa zero nos ônibus de São Paulo para pessoas de baixa renda”;
  • 3º lugar: Nahaly Cristini da Silva Santos (FAPCOM) – matéria “Os desafios do TDAH: existo, mas não sou visto”.

 

Categoria Internet

 

 

  • 1º lugar: João Kerr Guimarães Bidetti (Global ESG) – matéria “Corrupção e planejamento falho são obstáculos à mobilidade sustentável”;
  • 2º lugar: Adamo Alonso Bazani (Diário do Transporte) – entrevista “Não existe protocolo para combater incêndio em ônibus elétricos e Bombeiros de SP se preocupam com aumento de frota”;
  • 3º lugar: Antonio Ferro (Revista Autobus) – matéria “BRT, a velocidade que o ônibus urbano precisa”.

 

Categoria Podcast

 

 

  • 1º lugar: Luiz Henrique Gonçalves Romagnoli (Podcast do Transporte) – Programa “Mulheres do Transporte no Podcast do Transporte”;
  • 2º lugar: Luiz Henrique Gonçalves Romagnoli (Podcast do Transporte) – Programa “Podcast do transporte: série de matérias sobre eletrificação, com ênfase em São Paulo, capital”;
  • 3º lugar: Rogério Furlan de Souza (Rádio Gazeta Online) – programa especial “Mobilidade urbana: um assunto que vai além do ir e vir de uma população!”.

 

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais

Investimentos na melhoria da Mobilidade Urbana

Saiba mais