Nós usamos cookies
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.
Escrito por: Marcelo Valladão
02/08/2024
A iniciativa de premiar os trabalhos dos comunicadores que contam a história do transporte de passageiros nasceu predestinada a ser um sucesso, não somente pelo trabalho desenvolvido pela idealizadora, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), mas também pela diversidade, relevância e qualidade dos trabalhos apresentados em quase 150 inscrições.
O “1° Prêmio FETPESP de Comunicação – Movendo Ideias, Celebrando Talentos!”, que prestigiou e incentivou os trabalhos jornalísticos e de comunicação que contribuam significativamente para o avanço, a promoção e a valorização do setor de transportes de passageiros no estado de São Paulo e abre as comemorações dos 10 anos da FETPESP.
A cerimônia, que distribuiu R$ 180 mil em prêmios, aconteceu dia 27 de junho, em São Paulo (SP), reunindo comunicadores e empresários.
“Com essa iniciativa, a FETPESP quer contribuir para o aprimoramento do setor, promovendo a inovação, a acessibilidade, a sustentabilidade e o senso de comunidade. Diante disso, ficamos felizes em celebrar os trabalhos realizados pelos comunicadores, que ajudam muito a transformar o setor de Transportes de Passageiros no estado de São Paulo”, afirma o presidente da FETPESP, Mauro Herszkowicz.
Para Márcia Pinna, da OTM Editora, o prêmio contribui positivamente para o setor. “A criação do Prêmio FETPESP de Comunicação é uma ação muito importante, tanto para as empresas quanto para os profissionais de comunicação. É uma forma de estimular e reconhecer produção de conteúdo de qualidade sobre o setor, trazendo mais transparência e confiabilidade”, disse ela.
“Nosso setor é carente de uma comunicação efetiva, principalmente entre empresas e clientes e acredito que ações desse tipo podem fomentar o entendimento da importância de ouvir opiniões, tratar das adversidades e principalmente saber da importância de opinar em quaisquer assuntos”, afirma o comunicador Fábio Trindade (Parceiros do Transporte).
Voz e vez também aos estudantes
O jornalista, radialista e palestrante Milton Jung foi o cerimonialista, conduzindo a noite no JK Boulevard. “Achei muito especial o prêmio olhar para os estudantes. Geralmente, os prêmios não olham para eles. O [1º] Prêmio [FETPESP] já é especial por isso, além de alertar os comunicadores para que eles prestem mais atenção ao transporte”, disse Jung à Sou + Ônibus.
A primeira edição do Prêmio FETPESP de Comunicação teve como patrocinador o Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e contou com o apoio institucional da Prodata Mobility Brasil, da CAIO e da Mercedes-Benz Brasil.
O jornalista Antonio Ferro, da revista AutoBus, figurou entre os finalistas da categoria Internet. Ele comentou sobre a sensação de estar entre o seleto grupo. “Na primeira edição de um prêmio tão importante, relativo à mobilidade, ser reconhecido é muito bom, uma satisfação muito grande que vem a coroar o meu trabalho. São 14 anos de revista AutoBus. Este é um tema tão importante quanto saúde, segurança”, disse ele. “Sem o transporte, a sociedade não se desenvolve”, concluiu.
Júri e premiações
Os trabalhos inscritos foram avaliados por um júri composto por profissionais de reconhecida competência e expertise em Comunicação e Jornalismo na área de Transportes de Passageiros. Os jurados desta primeira edição do prêmio foram: Raissa Santos Cruz; Livia Cerezoli de Castro; Marli Cunha Gonçalves; Ulisses Lacava Bigaton; e o time de marketing da CAIO, Tânia Pires de Souza e Mônica Quemel.
“Esse é o caminho que o setor tem que traçar, porque a comunicação é um dos pilares do bom serviço que o transporte presta à população. Que venham outros prêmios para que possamos valorizar o que é feito dentro dos trabalhos de comunicação voltados ao transporte. Espero que seja a primeira edição de muitas”, afirma o jornalista Ulisses Lacava, especialista em Comunicação no setor.
A avaliação foi baseada nos critérios de relevância, qualidade jornalística ou comunicação, originalidade, abordagem, precisão das informações, impacto na
sociedade e contribuição para o setor de transportes de passageiros.
Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, conforme os
seguintes critérios:
O jornalista Adamo Bazani, finalista na categoria Internet, também enalteceu a iniciativa da FETPESP. “Um prêmio como esse mostra como é importante essa iniciativa para aproximar o setor dos jornalistas. Para mim, foram dois prêmios esta noite, primeiro o prêmio em si, [e] o segundo prêmio que eu recebi hoje foi ter reencontrado o Milton Jung, que considero o pai do Diário do Transporte”, disse ele.
Ambos, Jung e Bazani, foram colegas na Rádio CBN e puderam se reencontrar. Bazani contou como Jung o ajudou a idealizar o site do qual hoje é editor e se tornou referência no transporte. “Tive um acidente de trânsito e o Milton me abriu espaço para contar essa história e me motivou a montar o site que falasse do setor, e deu certo”, finalizou Bazani.
Para o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis, que juntamente com a coordenadora Rosemeire Sakamoto foram os idealizadores do Programa Gira Livro, uma ação instituicional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, o prêmio contribui para a promoção do transporte de passageiros.
“Sem dúvida, essa premiação é um marco no setor de comunicação de transporte de passageiros. Reconhecemos a importância da comunicação eficiente, especialmente neste setor que lida com a mobilidade de milhões de pessoas diariamente. Nosso objetivo é informar com responsabilidade social e atender às necessidades dos passageiros. Premiações como essa elevam o padrão do setor. Parabenizamos a FETPESP e os patrocinadores por apoiarem uma iniciativa tão valiosa”, disse Paulo.
“Ficamos extremamente orgulhosos de vencer com o Programa Gira Livro, que já distribuiu cerca de 50 mil exemplares em seus oito anos de existência. Nosso principal negócio é oferecer transporte de qualidade, mas acreditamos que podemos agregar mais valor aos trajetos, como fazemos com este projeto que promove cultura, conhecimento e leitura. Agradecemos profundamente aos nossos parceiros e passageiros que participam doando ou levando um livro para casa”, finalizou
O programa Gira Livro ficou em 2º Lugar na Categoria Ação Institucional.
Ganhadores
Confira a lista dos ganhadores de cada categoria:
Categoria Ação Institucional
Categoria Campanha Publicitária
Categoria Jornalismo
Categoria Estudante
Categoria Internet
Categoria Podcast
Então confira outros conteúdos recomendados para você!
© 2024 Inter Urbano. Todos os direitos reservados.
Powered by Chilli360
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.