Atibaia é reconhecida com o selo Cidade Verde por destaque em práticas ambientais no transporte

Atibaia é reconhecida com o selo Cidade Verde por destaque em práticas ambientais no transporte

Escrito por: Revista Sou + Ônibus

19/05/2025

Certificação foi entregue nesta sexta-feira (16), em cerimônia no SEST SENAT, e reforça o compromisso do município com sustentabilidade e qualidade do ar

 

A cidade de Atibaia recebeu nesta sexta-feira (16) o selo Cidade Verde, concedido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP). A certificação reconhece os municípios que se destacam em práticas ambientais no setor de transporte coletivo. Atibaia obteve 98,69% de aprovação na Avaliação Veicular Ambiental realizada em 228 veículos, número esse que contempla frotas municipais, intermunicipais e de fretamento.

 

“Quando uma cidade recebe o selo Cidade Verde, ela demonstra comprometimento com a saúde da população e a preservação ambiental. Reduzir as emissões de poluentes impacta diretamente na qualidade do ar e no controle de doenças respiratórias. Atibaia torna-se exemplo ao mostrar que é possível aliar desenvolvimento à responsabilidade socioambiental”, afirma Anderson Oliveira, gerente executivo da FETPESP e coordenador estadual do Programa Despoluir.

 

A certificação integra o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, realizado pela FETPESP em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT. Lançado em 2021, o selo foi entregue pela primeira vez à cidade de Araraquara e, desde então, contempla outros municípios como São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Mogi das Cruzes, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Praia Grande, Santos e Peruíbe.

 

“Atibaia sempre se destacou pela qualidade do ar e cuidado com o meio ambiente. O selo Cidade Verde reforça esse compromisso e também reconhece o esforço das empresas de transporte que mantêm seus veículos em conformidade. Para o SEST SENAT, sediar essa entrega é motivo de orgulho, pois nossas ações formativas estão diretamente ligadas à condução responsável e à redução da poluição”, conclui Frederico Ponchon Bernard Gil, gestor da unidade do SEST SENAT de Atibaia.

 

O evento de entrega ocorreu na unidade do SEST SENAT no bairro Caetetuba e contou com a presença de autoridades municipais e representantes do setor de transportes. Estiveram presentes o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Paulo Henrique de Souza Rocha; o chefe da Divisão de Transportes Públicos, Cleber Alves dos Santos; e o chefe da Divisão de Fiscalização dos Transportes Públicos, José Eduardo de Freitas.

Com a certificação, Atibaia integra o grupo de cidades paulistas que adotam políticas consistentes de mobilidade urbana sustentável e se consolida como referência em gestão ambiental no transporte coletivo.

 

 

 

Sobre a FETPESP: Constituída em 08 de dezembro de 2014, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP integra o sistema confederativo da organização sindical, sendo reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego como entidade de grau superior, sua existência congrega 09 (nove) sindicatos filiados pelo Estado, sobre os quais possui a responsabilidade de coordenação, proteção e representação da categoria econômica das empresas operadoras se serviços públicos de transporte de passageiros rodoviários, internacionais, interestaduais, intermunicipais e suburbanos, metropolitanos e urbanos, defendendo seus direitos e interesses legítimos perante órgãos públicos e privados, setor judiciário e demais entidades pertencentes e coexistentes a prestação dos serviços.

 

Situada no coração econômico do país, a cidade de São Paulo é filiada à Confederação Nacional de Transportes – CNT e através de parceiros e entidades do setor como o SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), provém uma série de programas que beneficiam empresas pertencentes ao setor.

 

Seus programas e projetos são destinados a empresas do setor que buscam através da afiliação aos sindicados e entidades do setor ampliar seus resultados além de levar para suas empresas as melhores práticas.

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Suzano lança primeiro ônibus movido a biometano do Alto Tietê

Saiba mais

Conectando cidades e gerações: a Expresso Itamarati

Saiba mais

Palestra Virtual: ABNT e ESG – Falando sobre Normas

Saiba mais