BALANÇO FETPESP 2023

BALANÇO FETPESP 2023

Escrito por: Mauro Herszkowicz

15/12/2023

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) encerra 2023 com muitas ações e avanços em prol da sustentabilidade das empresas operadoras e da mobilidade da população, consolidando seu papel na representação do setor.

 

Marcamos este ano com significativas discussões sobre problemas e necessidades das empresas de transporte coletivo, particularmente sobre a definição de um marco regulatório que permita estabelecer normas e leis que regulem a prestação dos serviços pelas operadoras  Nesse sentido, a FETPESP realizou, em março deste ano, encontros com representantes do Ministério das Cidades onde, além do marco legal, foram debatidos assuntos como o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos (PNAMI), Reforma Tributária e projeto do Sistema Único de Mobilidade (SUM).

 

A iniciativa de reunir técnicos, especialistas em transporte e empresários originou um documento entregue ao Ministério das Cidades, em meados deste ano, com propostas para um novo programa nacional de mobilidade, com políticas públicas que favoreçam o transporte sustentável no país e atendam, de forma satisfatória, órgãos públicos, empresas e população.

 

Ainda neste ano, depois de uma bem-sucedida campanha de esclarecimento sobre os riscos da utilização do serviço de mototáxi, “Sua Segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”, desenvolvida pela FETPESP em 2022, prefeituras como a de São Paulo e do Rio de Janeiro proibiram essa modalidade de transporte, pelos altos índices de acidentes com motos registrados nessas capitais.

 

Comemoramos, também nos primeiros meses de 2023, o primeiro ano da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte de Passageiros (COMJOVEM), iniciativa da FETPESP para capacitar futuros líderes para a gestão de seus negócios e que, a cada reunião, possibilita aos participantes uma produtiva troca de ideias e experiências.

 

Continuamos, ao longo deste ano, certificando com o Selo Cidade Verde as boas práticas de empresas operadoras e prefeituras em benefício de um meio ambiente saudável, com significativa redução dos níveis de poluentes e, assim, com a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população. O Selo Cidade Verde é uma ação do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, gerenciado pela FETPESP, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT).

 

Além de a FETPESP marcar presença em grandes fóruns de debates das questões dos transportes de passageiros, como o Seminário da Associação Nacional dos Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a Arena ANTP e o Fórum Transporte Sustentável, a entidade vem orientando seus sindicatos filiados sobre a obrigatoriedade do exame toxicológico dos motoristas profissionais, com o objetivo de garantir a segurança no trânsito.

 

Encerramos 2023 com o lançamento da primeira edição do Prêmio FETPESP de Comunicação, “Movendo ideias, celebrando talentos”, que visa reconhecer os profissionais dos meios de comunicação que abordem temas relevantes para o setor de transportes de passageiros, um serviço essencial para a mobilidade da população.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais