Entidades de mobilidade criticam proposta para carro popular

Entidades de mobilidade criticam proposta para carro popular

Escrito por:

26/05/2023

Entidades ligadas a mobilidade urbana redigiram um manifesto criticando a iniciativa do Governo Federal em recriar o carro popular, aumentando assim os incentivos para a indústria automotiva.

 

O documento foi redigido pela Coalizão Mobilidade Triplo Zero, que engloba entidades como Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Inesc, Movimento Passe Livre, Tarifa Zero BH, Observatório da Mobilidade de Salvador, (UCB) União de Ciclistas do Brasil, Rede Nossas, Casa Fluminense, Observatório dos Trens, ITDP (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) e Fundação Rosa Luxemburgo.

 

O texto afirma que essa iniciativa pode aumentar a emissão de gás carbônico na atmosfera, algo que é uma discussão em toda a sociedade moderna.

 

“O anúncio é um retrocesso para o cenário atual ainda mais grave do que foi a ação semelhante realizada após a crise de 2008, pois hoje a sociedade se vê obrigada a defender as causas climáticas com ações eficientes de curto, médio e longo prazo”, explicou em nota a entidade.

 

Segundo o jornal Folha de São Paulo, essa iniciativa faz parte de um pacote de apoio a indústria no Brasil, que conta com linhas de crédito para o setor fabril, reduções tributárias, aumento do índice de nacionalização de bens manufaturados e um programa de financiamento para veículos.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Viação Santa Cruz comemora 67 anos de história

Saiba mais

Frotas Conectadas 2025 celebra sua 10ª edição

Saiba mais

Alesp aprova transporte de passageiros por motocicleta via aplicativo

Saiba mais