Governo Federal sanciona lei que obriga exame toxicológico para motoristas profissionais

Governo Federal sanciona lei que obriga exame toxicológico para motoristas profissionais

Escrito por:

20/06/2023

O Governo Federal sancionou um Projeto de Lei que obriga os motoristas profissionais a realizarem exames toxicológicos. A avaliação será obrigatória a partir do dia 1º de julho para condutores de caminhões e ônibus.

 

A determinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (20) com alguns vetos do presidente Lula em pontos aprovados pelo Congresso.

 

Um dos pontos vetados na nova lei foi a punição para motoristas que não fizerem o exame em, no máximo, 30 dias após o vencimento da data estabelecida. O texto original dizia que a falta seria considerada infração gravíssima.

 

Porém, a obrigatoriedade do exame foi mantida, além da multa. Além disso, o motorista terá 12 meses para fazer o teste, sob pena de ter sua carta suspensa em caso de não realizar.

 

Outra medida vetada foi a proibição do motorista dirigir qualquer veículo em caso de resultado positivo no teste toxicológico. Segundo o texto original, o condutor deveria aguardar um novo exame para voltar a dirigir.

 

A justificativa do Governo Federal para o veto é que a medida é inconstitucional e desproporcional e a medida só valerá para a categoria de habilitação do motorista (C, D ou E).

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais