Incentivo ao transporte público pode melhorar mobilidade urbana

Incentivo ao transporte público pode melhorar mobilidade urbana

Escrito por:

12/06/2023

Um dos desafios das cidades nos próximos anos é conseguir melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades do Brasil. Os grandes municípios do Brasil começam a trabalhar com a melhoria do transporte público como grande fator de progresso.

 

Um dos exemplos foi dado pelo secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, que prega a criação de um sistema único de transporte, similar ao SUS, no setor da saúde.

 

“A governança dessa agenda é um grande gargalo no Brasil. Nos transportes, não temos um sistema articulado de tomadas de decisão. Impossível vencer os desafios do transporte público sem recursos orçamentários compartilhados entre União, Estados e municípios. As receitas tarifárias não sustentam o sistema”, completou.

 

Essa ideia pode ser mais uma ferramenta de auxílio ao setor de transporte público de passageiros que teve um grande prejuízo durante a pandemia de Covid-19. Segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), entre março de 2020 até fevereiro de 2023, o segmento apresentou prejuízo de R$ 36 bilhões.

 

Outra opção é um desincentivo ao uso de veículos individuais. A líder da carteira de transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Ana Beatriz Monteiro, explicou em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

 

“Hoje fala-se de subsídios para custeio do sistema, mas temos que começar a pensar em financiamentos para frotas com tecnologias mais limpas, o que melhora a qualidade do serviço”, afirmou.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais

Investimentos na melhoria da Mobilidade Urbana

Saiba mais