LAT.BUS Transpúblico e Seminário NTU 2024 acontecem em São Paulo

LAT.BUS Transpúblico e Seminário NTU  2024 acontecem em São Paulo

Escrito por: Marcelo Valladão

07/08/2024

Foram abertos a Feira Latinoamericana do Transporte (LAT.BUS Transpúblico) e o Seminário Nacional NTU, neste dia 6 de agosto, em São Paulo. O evento acontece no São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes, ao lado do Parque do Estado e do Jardim Zoológico de São Paulo.

 

O transporte público por ônibus urbano chega ao ano de eleições municipais como um ponto de destaque na agenda pública e nas plataformas das principais candidaturas de todo o país. Quem busca a reeleição ou se apresenta para disputar a prefeitura já sabe que precisa ter propostas para a ampliação e o fortalecimento desse serviço, essencial para a vida das cidades.

 

Feira e Seminário acontecem simultaneamente (Fotos: Marcelo Valladão)

 

No primeiro dia de discussões, o painel “Transporte público coletivo – conjuntura atual” – a partir dos principais dados do Anuário NTU 2023-2024, traçou o perfil atual do transporte coletivo por ônibus urbano no Brasil e debater as principais propostas para a revitalização do setor e recuperação da demanda, reunidas no novo Marco Legal do Transporte Público; os impactos da reforma tributária no setor; projeções de renovação e descarbonização da frota nacional; como o processo das eleições municipais pode impulsionar o processo de mudança.

 

Na abertura oficial, o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia saudou os presentes e falou dos avanços na Legislação e também na disponibilização de recursos para investimentos no setor, presentes também o presidente da CNT, Vander Costa, o presidente do conselho diretor da NTU, João Setti Braga, Luciana Costa, diretora de infraestrutura, transição energética e mudança climática do BNDES, Manoel Botelho, secretário executivo dos transportes metropolitanos do Estado de São Paulo, representando o governador Tarcísio de Freitas. Participaram ainda da abertura oficial,  Gilmar Miranda, secretário executivo de transporte e mobilidade urbana de São Paulo e Márcio Leite, presidente da ANFAVEA.

 

Questões como subsídio público e tarifa zero vêm ocupando espaço crescente na agenda de debates da sociedade, que cobra ainda do poder público medidas efetivas para a renovação e descarbonização da frota nacional. Além disso, a população também tem como expectativa serviços de melhor qualidade, operações mais eficientes e o cumprimento dos preceitos estabelecidos há mais de uma década pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, todas essas discussões acontecerão até a próxima quinta-feira, dia 8 de agosto e também serão destaques na Edição 46 da Revista Sou + Ônibus.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais