MARCO LEGAL DO TRANSPORTE COMEÇA A TRAMITAR NO SENADO FEDERAL

MARCO LEGAL DO TRANSPORTE COMEÇA A TRAMITAR NO SENADO FEDERAL

Escrito por: Mauro Herszkowicz

07/06/2024

Parece que, finalmente, o Marco Legal do Transporte Público Coletivo (TPC) – que vem sendo discutido desde 2021 – começará a ser debatido no Senado Federal. No final do mês de maio passado, a proposta do Ministério das Cidades entrou em tramitação, após o texto ser incorporado pelo relator, senador Veneziano Vital do Rêgo, com alguns ajustes, como substitutivo ao PL No 3.278/2021 apresentado, em setembro de 2021, pelo ex-senador Antonio Anastasia ao Congresso Nacional, com o propósito de atualizar a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

 

Agora, deverá ser marcada, pela Comissão do Senado, uma Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei.

 

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) vem acompanhando e participando das discussões sobre a proposta do Marco Legal, com a intenção de colaborar no aprimoramento do texto, permitindo que, realmente, seja organizada uma rede de transporte público que atenda as necessidades de deslocamento da população, com integração física e tarifária dos diferentes modais. As diretrizes e objetivos do Projeto de Lei também devem trazer definições sobre os instrumentos de financiamento do setor, segurança jurídica dos contratos e formas de subsidiar a prestação dos serviços.

 

A FETPESP foi uma das entidades que encaminhou sugestões ao texto elaborado pelo Ministério das Cidades, por meio da consulta pública realizada entre novembro de 2022 e fevereiro do ano passado, que recebeu mais de 800 contribuições. Em maio do ano passado, a Federação promoveu encontro com representantes da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, empresários e especialistas do setor de transportes de passageiros, que originou documento com propostas para um novo programa nacional de mobilidade.

 

Espera-se, agora, que a iniciativa de criação do Marco Legal do Transporte Público Coletivo, uma atividade ligada diretamente ao cotidiano da população e a economia das cidades, prospere e possibilite a oferta desse serviço essencial e estratégico à população com qualidade, modicidade tarifária e com uma base jurídica sólida, que aprimore a elaboração dos processos licitatórios e dos contratos de concessão.

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais

Investimentos na melhoria da Mobilidade Urbana

Saiba mais