Melhoria da Gestão Ambiental no Setor de Transporte

Melhoria da Gestão Ambiental no Setor de Transporte

Escrito por: Mauro Herszkowicz

14/11/2023

Um dos programas mais bem sucedidos gerenciado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), o Despoluir, contemplou, no último dia 07 de novembro, o município de Mogi das Cruzes com a certificação Cidade Verde.

 

A concessão do selo Cidade Verde é o reconhecimento dos esforços das empresas operadoras do transporte de passageiros e do poder público para colocar em prática medidas ambientalmente responsáveis, reduzindo os níveis de poluição dos ônibus e, assim, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e da saúde da população.

 

O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir há 16 anos vem disseminando as boas práticas socioambientais pelo Brasil. No Estado de São Paulo, a FETPESP lançou o movimento Cidade Verde, em 2021, na cidade de Araraquara, contando com o apoio técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A certificação é conferida aos municípios paulistas que tenham médias superiores a 95% de aprovação na Avaliação Veicular Ambiental da frota de transporte coletivo municipal, intermunicipal e de fretamento.

 

As ações preventivas do programa Despoluir – e a entrega do certificado Cidade Verde às cidades paulistas – demonstram que é possível ter um transporte sustentável, com uma frota operacional emitindo menos poluentes e contribuindo para minimizar os impactos das mudanças climáticas, em sintonia com os anseios de toda a sociedade por um meio ambiente equilibrado e saudável.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Pesquisa CNT Perfil Empresarial – Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros

Saiba mais

O Japão será o próximo destino da Missão Internacional do Transporte promovida pela CNT

Saiba mais

UM NOVO PAPEL DESAFIADOR

Saiba mais