O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS

Escrito por: João Carlos Sanches

26/08/2025

O uso da inteligência artificial (IA) está revolucionando o setor de transporte e logística em nível global. A sua utilização agrega inúmeros benefícios operacionais gerando ganhos significativos na otimização operacional, com aumento em qualidade no serviço, em sua segurança, ao meio ambiente diminuindo seus custos operacionais.

 

Vantagens operacionais no uso da inteligência artificial no transporte rodoviário de passageiros:

 

  • Otimização nos horários e rotas operacionais:

 

A inteligência artificial pode analisar grande volumes de dados operacionais ao mesmo tempo, otimizando o fluxo de tráfego, a demanda de passageiros por trecho, as condições climáticas por regiões, melhorando as rotas e horários de operação, reduzindo com isso o tempo de viagens e o consumo de combustível e por consequência menor emissão de poluentes atmosféricos;

 

  • Manutenção preditiva veicular:

 

Os sistemas baseados na IA podem monitorar o desempenho do coletivo em tempo real, prevendo possíveis falhas e agendando a sua manutenção previamente, minimizando tempo de inatividade (veículo fora de operação) e reduzindo custos complementares;

 

  • Gestão de tráfego operacional:

 

A IA pode também ajudar no gerenciamento do tráfego do coletivo em operação, otimizando seu trajeto em relação aos veículos leves, garantindo o cumprimento do horário previsto de operação e contribuindo para uma melhor fluidez do trânsito local;

 

  • Previsão de demanda de passageiros:

 

Algoritmos de IA podem prever a possível demanda de passageiros em diferentes pontos da cidade, como rotas e horários otimizados, ajustando a oferta a demanda de acordo com a necessidade, poupando a superlotação ou que o veículo trafegue com baixa demanda;

 

  • Segurança operacional:

 

O sistema pode também detectar em seu monitoramento o comportamento interno do veículo, como possível fadiga do condutor, modos operacionais de condução do veículo (direção defensiva e ecológica) durante o percurso e comportamentos incorretos dos usuários;

 

Desvantagens operacionais no uso da inteligência artificial no transporte rodoviário de passageiros:

 

  • Alto custo de implementação:

Para compor a infraestrutura tecnológica e capacitação são exigidos investimentos significativos ao setor;

 

  • Dependência de dados de qualidade:

O sistema (AI) só funciona bem com dados precisos e atualizados, mas nem sempre são disponibilizados;

 

  • Questões éticas e de privacidade:

Monitoramento constante pode gerar preocupações sobre o uso indevido de informações privadas;

 

  • Desemprego tecnológico:

A automação pode reduzir a demanda de operadores exigindo melhor capacitação profissional de mercado para o setor;

 

  • Complexidade na integração:

Sistemas com falta de padronizações podem dificultar a adoção dos projetos em larga escala.

 

A inteligência artificial e a sua relação com o meio ambiente nos grandes centros urbanos:

 

  • Redução de emissões veiculares:

 

Ao utilizar o sistema IA em operação, a empresa passa a ter uma maior otimização de rotas e horários operacionais, agregando as iniciativas da manutenção preditiva, podendo levar a uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, já que o veículo passa a operar de forma mais eficiente;

 

  • Transporte sustentável:

 

A IA poder ser uma ferramenta poderosa para promover um transporte mais sustentável, incentivando o uso do transporte público coletivo em detrimento ao uso do veículo individualizado, que gera mais poluentes atmosféricos;

 

  • Ônibus menos poluentes (elétricos/híbridos/euro VI):

 

A inteligência artificial IA pode ser usada para otimizar a gestão de frota dos ônibus menos poluentes, como os ônibus elétricos (produção ainda em baixa escala), os híbridos (combinações de dois tipos de energia) e a última fase tecnológica a combustão, hoje em uso no mercado nacional que são os veículos na fase EURO VI (esses veículos utilizam o diesel S10, gerando menos poluente MP – Material Particulado). Essa fase também é contemplada com a utilização de um produto chamado ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo a 32% de ureia) que, associado ao processo catalítico e de recirculação da combustão em altas temperaturas, inibi a emissão na atmosfera do NOX (óxido de nitrogênio), com menor custo de investimento. Todas essas opções são extremamente vantajosas ao meio ambiente, hoje disponibilizadas ao setor de transporte;

 

  • Redução gradual do tráfego veicular:

 

Ao otimizar o transporte público, a IA pode reduzir o volume de veículos em circulação nos grandes centros urbanos, diminuindo a poluição atmosférica (gases e sonora) e visual, contribuindo para a redução dos congestionamentos.

 

A utilização da IA no setor de transporte rodoviário representa um avanço significativo na forma como devemos nos planejar, gerenciar e nos deslocar. Apesar dos desafios tecnológicos, econômicos e éticos envolvidos, os benefícios em eficiência, segurança e sustentabilidade mostram que a IA não é apenas uma tendência momentânea, mas uma ferramenta estratégica para ajudar a transformar o futuro da mobilidade urbana nos grandes centros. Cabe aos gestores, empresas e sociedade encontrarem um equilíbrio entre inovação e responsabilidade, garantindo estrategicamente que o progresso seja acessível e benéfico a toda sociedade.

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