PAC Seleções recebe inscrições de operadores privados do Transporte Público

PAC Seleções recebe inscrições de operadores privados do Transporte Público

Escrito por: Marcelo Valladão

09/11/2023

Durante a Arena ANTP 2023, o secretário nacional da Mobilidade Urbana, Denis Andia, em entrevista à Revista Sou + Ônibus, afirmou que houve avanços na implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desde o Seminário NTU 2023 até agora. “Muita coisa que ainda fazia parte da expectativa no último evento da NTU já se tornou realidade, um exemplo é que nós assinamos o acordo de cooperação técnica com o BNDES, essa parceria entre o banco e o Ministério da Cidades significa um investimento de 50 milhões para fomentar o amplo estudo que vai permitir o planejamento de longo prazo para os investimentos e infraestrutura  do transporte coletivo de alta e média capacidade no Brasil”, afirmou Andia.

 

Em relação especificamente ao PAC Seleções, ele foi mais enfático, dizendo que, de fato, o programa agora já sendo implementado na prática, com a abertura da inscrição de projetos, diretamente no site do governo, por parte dos entes públicos e empresas privadas.

 

“Já foram anunciados 48,8 bilhões de reais em investimentos, apenas na Mobilidade Urbana no Brasil, já foi dada a publicidade a isso. As empresas e os agentes públicos também já podem se inscrever, parte desse recurso é também destinado à renovação de frota, algo que foi  solicitado pelo setor, já estão abertas as inscrições e para o setor privado não tem prazo para finalizar, pode ser feita a qualquer tempo”, explica o secretário.

A NTU realizou um Webnário com a equipe técnica da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), órgão do Ministério das Cidades, com os detalhes para as inscrições de projetos elegíveis. Acompanhe no vídeo abaixo.

 

Baixe aqui o Manual Novo Pac – Mobilidade Urbana Sustentável: Renovação de Frota

 

Primeira fase conta com R$ 3 bilhões para renovação e troca da matriz energética

 

Na primeira etapa, onde serão destinados esses quase R$ 50 bilhões, um total de 6% será alocado para a troca de frota em específico. “Temos nessa fase apenas para a troca de frota e mudança da matriz energética, para quem deseja implantar os ônibus elétricos também, R$ 3 bilhões”, afirma ele.

 

O secretário diz ainda que são R$ 27 bilhões dedicados à estruturação de novos projetos de infraestrutura, dos quais, nessa primeira fase serão 14,5 bilhões dedicados a isso, os respectivos governos estaduais, prefeituras e as regiões metropolitanas deverão apresentar essas ideias para elaboração dos projetos. “O processo de seleção está aberto, vamos analisar aqueles que estão mais maduros. E também onde será necessário destinar recursos, justamente para a elaboração de alguns desses projetos, sobretudo aqueles que precisam de um pouco mais de amadurecimento”, diz Denis Andia.

Mais detalhes na Ed. 41 da Revista Sou + Ônibus.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais