Prefeitura de São Paulo suspende serviço de tuk-tuk após uma semana de estreia

Prefeitura de São Paulo suspende serviço de tuk-tuk após uma semana de estreia

Escrito por: Leticia

25/04/2023

A cidade de São Paulo, uma das maiores do Brasil, proibiu o serviço de transporte em tuk-tuks, triciclos populares em países asiáticos, uma semana após a estreia do serviço na cidade. A proibição ocorreu com base em um decreto municipal que proíbe o uso de motocicletas em aplicativos de carona. A empresa responsável pelo serviço, Grilo, havia começado a operar em São Paulo em abril, oferecendo 20 tuk-tuks elétricos em cinco bairros da região central da cidade.

 

No entanto, a Prefeitura de São Paulo suspendeu o serviço da Grilo, alegando que aplicativos de carona só podem usar carros, e não triciclos. A suspensão ocorreu durante o feriado de Tiradentes, quando o CMUV (Comitê Municipal de Uso do Viário) enviou ofícios aos sócios da empresa por e-mail, solicitando a suspensão imediata do serviço.

 

A empresa Grilo afirmou que a suspensão do serviço “afronta diretamente a Lei de Liberdade Econômica, o direito dos passageiros de circularem em veículos sustentáveis com segurança, que tenham foco em diminuir a emissão de carbono e também de oferecer acesso de trabalho decente para os condutores com custo zero para trabalhar na plataforma Grilo na cidade considerada a “locomotiva do Brasil””.

 

O decreto municipal que proibiu o uso de motocicletas em aplicativos de carona foi publicado em janeiro deste ano como uma resposta do prefeito Ricardo Nunes ao Uber Moto, que havia começado a oferecer o serviço de caronas em motocicletas. O decreto suspende apenas o uso de motocicletas para serviços de carona por meio de aplicativos e não menciona triciclos ou outros tipos de veículos.

 

A prefeitura de São Paulo afirmou que o cadastramento das operadoras de aplicativos é permitido apenas para veículos classificados como automóveis, cujos motoristas tenham habilitação profissional (categoria B). A gestão municipal criou um grupo de trabalho para discutir o serviço de caronas com motocicletas e afirmou que os debates incluem triciclos. Segundo a prefeitura, já foram realizadas 13 reuniões do grupo com órgãos públicos, representantes de classe de motociclistas e empresas interessadas, e um relatório sobre o assunto está sendo elaborado.

 

A proibição do tuk-tuk em São Paulo destaca as preocupações com a segurança no trânsito, especialmente em relação a motociclistas. A prefeitura tem uma meta de reduzir o número de mortes no trânsito de 6,5 para 4,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Na última semana, na revisão de seu Programa de Metas, a promessa passou a ser “realizar 18 ações para a redução do índice de mortes no trânsito”.

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais

Investimentos na melhoria da Mobilidade Urbana

Saiba mais