Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável

Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável

Escrito por: Mauro Herszkowicz

15/08/2025

O Seminário Nacional NTU 2025, com o tema que dá título a este artigo, realizado nos últimos dias 12 e 13, em Brasília, discutiu assuntos cruciais para o futuro do transporte público no Brasil, enfatizando a sustentabilidade, inclusão e governança. Abordagens como transição energética, mobilidade de baixa emissão e modernização da política tarifária foram destaque no evento.

 

Contando com a presença de empresários, técnicos e especialistas do setor de transportes de passageiro e autoridades dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) os debates sobre os rumos do transporte coletivo de passageiros evidenciaram que esse serviço é essencial para garantir o direito de ir e vir de forma universal, contínua e a preços módicos, promovendo a inclusão social e reduzindo as desigualdades.

 

Nos painéis apresentados nos dias do evento, ficou clara a urgência de investimentos no transporte coletivo, que tem papel estratégico na redução das emissões de gases do efeito estufa e na construção de cidades mais humanas e sustentáveis. O transporte coletivo precisa de infraestrutura adequada, que possibilite a redução do tempo de viagem e melhor desempenho operacional. Há, ainda, uma real necessidade de cooperação entre os poderes públicos e as empresas operadoras para a promoção de um serviço eficiente, baseado em princípios e processos licitatórios adequados, com leis e nomas definidas em comum acordo.

 

Fundamentais, também, foram as discussões sobre a modernização das políticas de financiamento, com iniciativas estratégicas para ampliar a capacidade de investimento do setor, e sobre o custeio do transporte público coletivo, com separação da tarifa técnica, que remunera o serviço prestado, da tarifa pública, paga pelo passageiro. Dados do Anuário NTU 2024-2025, lançado no Seminário, indicam que quase 250 municípios brasileiros já subsidiam o transporte coletivo, sendo que em 160 foi adotada a tarifa zero de forma plena ou em dias e horários específicos durante a semana.

 

O evento abordou, ainda, os caminhos para a redução de emissões de poluentes da frota de ônibus nacional que, no entanto, dependem de investimentos em infraestrutura e garantias de suprimento energético, para que a transição seja realista e factível.

 

O Seminário Nacional NTU 2025 promoveu um ambiente qualificado para debates técnicos e institucionais sobre as rotas do setor, discutindo soluções inovadoras e políticas públicas que viabilizem a modernização e a sustentabilidade dos sistemas de transporte coletivo no Brasil.

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