SP aprova orçamento para mobilidade urbana, mas eletrificação ainda tem incertezas

SP aprova orçamento para mobilidade urbana, mas eletrificação ainda tem incertezas

Escrito por: Marcelo Valladão

04/01/2024

O orçamento da prefeitura para 2024 foi aprovado na última sessão do legislativo paulista em dezembro. O valor total que será usado pelo município no ano que vem é de R$ 111,8 bilhões – 16,6% maior que os R$ 95,8 bilhões aprovados para o ano de 2023. 

 

Na área de mobilidade urbana, uma das mais complexas na capital paulista, entre os destaques, está o custeio do sistema de transportes que vai ter R$ 5,1 bilhões. A tarifa de R$ 4,40 deve ser mantida por mais um ano, além da tarifa zero aos domingos, o que deve consumir R$ 500 milhões em subsídio.

 

Já a eletrificação da frota de ônibus, vai contar com R$ 2,5 bilhões do Orçamento 2024, mas terá cobertura de empréstimos nacionais e internacionais. Porém, ainda não há infraestrutura suficiente para a meta de 2,6 mil ônibus elétricos. 

 

Os subsídios ao sistema de ônibus, de R$ 5,1 bilhões, um recorde histórico, mas que deve ser insuficiente. Isso porque, somente neste ano de 2023, já foram desembolsados cerca de R$ 5,5 bilhões. O que sinaliza ser necessário remanejar dinheiro de outras áreas para complementar os subsídios. Neste ano, o sistema de ônibus em São Paulo está custando em torno de R$ 11 bilhões e, no ano que vem, deve ter custos de R$ 12 bilhões para ser operado. 

 

Para este ano, por exemplo, a prefeitura tinha reservado somente R$ 2,5 bilhões em subsídios. 

 

Domingo – Tarifa Zero em SP

 

A Tarifa Zero aos domingos não está contabilizada nos R$ 5,1 bilhões de subsídios. Os R$ 500 milhões serão um subsídio à parte em 2024. Serão deixados de serem arrecadados R$ 283 milhões com a Tarifa Zero aos domingos. 

Manter os ônibus aos domingos sem tarifa, vai custar bem mais que os R$ 283 milhões. Como cerca da metade dos custos é subsidiada, logo, pelos padrões de demanda e frota de hoje, os R$ 500 milhões devem cobrir a Tarifa Zero aos Domingos. 

 

Mas, se a demanda de passageiros começar a aumentar muito, vão ser necessários futuramente mais ônibus e mais motoristas, o que vai ampliar os custos. 

 

O prefeito Ricardo Nunes diz que a ociosidade dos ônibus ainda é grande aos domingos. Antes da Tarifa Zero, era de apenas 40% de ocupação, segundo Nunes. No primeiro domingo de gratuidade total, a quantidade de passageiros nos ônibus, segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema, subiu 35%, em média, passando de 2,2 milhões para R$ 2,9 milhões. 

 

Se a demanda continuar subindo nesse ritmo, em algum momento, nem que seja em algumas linhas, a quantidade de ônibus vai ter de aumentar e, com isso, os custos. 

 

Subsídios para eletrificação

 

Os ônibus elétricos na cidade de São Paulo tem um cenário ainda indefinido. A prefeitura tem uma meta de 2,6 mil coletivos movidos à eletricidade, mas isso custa em torno de R$ 8 bilhões, o que suplanta até o orçamento total destinado à mobilidade.

 

O financiamento da eletrificação em São Paulo apresenta os seguintes números: R$ 5 bilhões provenientes do BNDES (50%)  e BID, em conjunto com o Banco Mundial (50%). Mais R$ 250 milhões do Banco do Brasil e R$ 500 milhões da Caixa Econômica Federal. A prefeitura dará contrapartida de R$ 165 milhões.

 

Outro desafio que se apresenta em 2024 e nos anos seguintes,  é o de infraestrutura pra a eletrificação. Um estudo da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e pareceres de fabricantes mostram que se 50 ônibus elétricos carregarem as baterias ao mesmo tempo, inclusive na madrugada, vai faltar luz na casa das pessoas, podendo cair a energia em bairros inteiros.

Para resolver essa questão, as redes dos bairros de baixa e média tensão devem ser transformadas em alta tensão e colocar na região das garagens subestações de energia específicas, a exemplo das linhas de trem e de metrô.

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais