Transporte de passageiros busca alternativas para a sustentabilidade

Transporte de passageiros busca alternativas para a sustentabilidade

Escrito por: Marcelo Valladão

03/08/2023

O transporte coletivo de passageiros tem buscado alternativas que viabilizem a mobilidade sustentável, como a utilização de veículos movidos com tecnologias mais limpas. Uma das opções favoráveis é justamente o ônibus elétrico. Essa tecnologia pode ser classificada de acordo com a configuração de suas propulsões, contemplando: veículo elétrico a bateria (VEB); híbrido (VEH); híbrido pug-in (VEHP); e a célula de combustivel (VECC).
Um dos grandes desafios a serem superados quanto à utilização de ônibus elétricos é a indisponibilidade de abastecimento em diferentes localidades. No Brasil, atualmente, existem, apenas, 2.800 eletropostos, número insuficiente para atender à demanda nacional, especialmente considerando os mais de 40 mil postos convencionais distribuídos pelo País.

Milhões de brasileiros utilizam o ônibus como meio de transporte diariamente (Imagem de wirestock no Freepik)

Apesar dessa insuficiência, nacionalmente, já é possível usufruir da eletromobilidade, pois o Brasil dispõe de 371 unidades de ônibus elétricos urbanos, segundo a plataforma e-bus radar. Entretanto, mais de 80% desses veículos são do tipo trólebus, que dependem de contato integral, durante todo o seu trajeto, com cabos elétricos suspensos, dificultando, assim, a versatilidade de sua utilização em rotas distintas. Cabe, ainda, destacar que essa tecnologia veicular se concentra, majoritariamente, na região Sudeste, cuja parcela contempla 91,4% de todos os ônibus elétricos no País. No que diz respeito à matriz elétrica, o Brasil conta com 78,1% de fontes renováveis e 21,9% de não renováveis, o que demonstra o potencial de uma descarbonização efetiva na eletromobilidade. Embora esse aspecto seja positivo, algumas barreiras precisam ser transpostas, como a viabilidade econômica dos veículos elétricos que são, em média, três vezes mais caros que os ônibus convencionais.

Durante o Seminário da NTU 2023 o ônibus elétrico D9W da BYD será apresentado aos participantes. O evento, que acontece nos dias 8 e 9 de agosto deste ano em Brasília (DF), tem como tema “Um novo Marco para o Transporte Público Urbano de Passageiros”. Durante o evento, os ônibus ficarão expostos e abertos à visitação.

A BYD está presente no Brasil desde 2015 e neste mês de julho lançou o BYD Dolphin EV, carro que assumiu a liderança em vendas já na segunda semana de seu lançamento, mostrando que a empresa está investindo pesado para se consolidar no mercado brasileiro. Segundo a montadora, o D9W, tem 250 km de autonomia, e sua bateria de ferro-lítio pode operar por 15 anos, além de serem utilizadas em sistemas de armazenamento de energia. Sua carga total é feita em até 4h. Ele mede 13,2m de comprimento, é equipado com motores de 150kW, o que dá uma potência de 402cv integrados nos eixos traseiros, dotados de um controle eletrônico de tração.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais