Transporte de Passageiros em destaque neste novo ano

Transporte de Passageiros em destaque neste novo ano

Escrito por: Mauro Herszkowicz

12/01/2024

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo começa 2024 divulgando, com muito orgulho, o lançamento do 1º Prêmio FETPESP de Comunicação – Movendo Ideias, Celebrando Talentos! com o objetivo de reconhecer e premiar trabalhos jornalísticos e de comunicação que contribuam significativamente para o avanço, promoção e valorização da mobilidade e do setor de transportes de passageiros no estado de São Paulo.

 

O Prêmio FETPESP pretende reconhecer e celebrar os bons conteúdos textuais dos profissionais e estudantes de Comunicação e disseminar a importância do setor de transportes de passageiros, um serviço essencial e estratégico para a sociedade e para a economia do país.

Para a FETPESP o lançamento dessa premiação se coaduna com a relevância que o transporte de passageiros vem merecendo nos últimos anos, tanto pelas discussões sobre propostas que visam modernizar as relações entre poder concedente e empresas operadoras, como pela implementação de subsídios por diversas prefeituras no Estado de São Paulo e pela adoção de novas tecnologias veiculares.

 

Espera-se, para este ano, que seja finalmente aprovado o Marco Legal do Transporte Público Coletivo com a criação de regras para a reorganização dos serviços e para a definição da tarifa de remuneração das empresas, desvinculada da tarifa de utilização pelos passageiros, com melhoria da qualidade do transporte oferecido à população.

 

Também é aguardada a definição sobre o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas – PNAMI, que prevê a destinação de recursos da ordem de R$ 5 bilhões anuais, pelo período de três anos, para o financiamento da gratuidade de idosos no transporte público de Estados, Distrito Federal e Municípios.

 

Continuaremos, nesse início de 2024, acompanhando as discussões sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores que mais empregam no país, entre eles, o transporte público. Caso não ocorra a continuidade desse benefício para a empregabilidade no país, a oneração poderá resultar em significativo aumento nos custos dos serviços de transportes de passageiros.

 

Neste ano, com eleições municipais, certamente o transporte de passageiros terá maior protagonismo nas discussões e debates sobre esse relevante serviço para a mobilidade dos brasileiros.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais