Transportes de passageiros aguarda aprovação do Marco Legal

Transportes de passageiros aguarda aprovação do Marco Legal

Escrito por: Mauro Herszkowicz

29/05/2023

Ficou apenas na expectativa a análise e aprovação, no último dia 23 de maio, pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, do projeto de lei do Marco Legal do Transporte Público, PL 3.278/2021, de autoria do então senador Antonio Anastasia, que hoje é ministro do Tribunal de Contas da União.

 

A análise do projeto, que atualiza a legislação sobre mobilidade urbana, estava arquivado desde o final do ano passado e foi desarquivado após requerimento do senador Veneziano Vital do Rêgo, entrou na pauta da Comissão de Infraestrutura, que se reúne às terças-feiras. A reunião, no entanto, foi adiada.

 

Atrelada a esse adiamento pode estar a possibilidade de o Ministério das Cidades enviar a sua própria proposta de Marco Legal, que foi submetida à consulta pública de outubro de 2022 a fevereiro deste ano, quando foram recebidas mais de 800 sugestões e contribuições de profissionais liberais, movimentos sociais, entidades da sociedade civil e órgãos de governo.

Uma ou outra proposta, ou ambas, precisam, urgentemente, serem analisadas e aprovadas para que o transporte de passageiros tenha uma nova base jurídica, que traga amparo à elaboração dos processos licitatórios e aos contratos de concessão e permissão dos serviços.

Se as discussões se estenderem por muito tempo, o setor de transportes de passageiros continuará amargando o comprometimento de sua saúde financeira e a perda da qualidade desse serviço essencial oferecido à população.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Unidade SEST SENAT em Santo Amaro se consolida após primeiro ano

Saiba mais

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais