A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE NOS DEBATES DA COP 30

A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE NOS DEBATES DA COP 30

Escrito por: João Carlos Sanches

18/11/2025

Os principais temas debatidos nas discussões sobre o setor de transporte na COP 30, foram as necessidades urgentes para a descarbonização, em virtude do uso, ainda em larga escala, de combustíveis derivados do petróleo, às mudanças climáticas, notadamente observadas em nível global e o lançamento de um inventário nacional de emissões. O papel do Brasil foi decisório na discussão em tornar o transporte mais sustentável.

 

  • Descarbonização do setor de transporte:

Foi lançada a Coalização para a Descarbonização dos Transportes, com 121 adesões de empresas, concessionárias e órgãos públicos;

 

O objetivo é reduzir em até 70% as emissões de gases de efeito estufa até 2050 no Brasil;

 

Soluções como ônibus híbridos, elétricos e movidos a etanol foram apresentadas como alternativas viáveis, embora ainda enfrentem desafios de infraestruturas e viabilidade econômica.

 

  • Inventário Nacional de Emissões

 

O governo brasileiro lançou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Setor de Transporte, que orienta metas da NDC (Contribuição Nacionalmente Determinadas) brasileiras;

 

  • Adaptação às Mudanças Climáticas

Após eventos extremos ocorridos ao redor do mundo, inúmeros países passaram a priorizar estratégias de adaptação para aumentar a resiliência da infraestrutura de transportes;

 

O estudo do Movimento da Infraestrutura (MoveInfra) destacou oportunidades para prevenir desastres e reduzir custos sociais e fiscais.

 

  • Integração com Mercados de Carbonos

O Brasil também promoveu a Coalizão Aberta de Mercado Regulados de Carbono, que busca conectar sistemas de comércio de créditos de carbono, incluindo o setor de transporte.

 

A COP 30 mostra o transporte como destaque nos debates, por sua importância chave na mobilidade global, sendo um dos pilares nas discussões e ações nesse encontro, sua importância em diversas vertentes:

 

  • Redução de Emissões: O setor de transporte é um grande emissor de gases de efeito estufa GEE. Reduzir drasticamente as emissões de gases, foi uma das discussões para combater as mudanças climáticas, promovendo a transição energética para modais de transportes mais limpos;

 

  • Promoção de Sustentabilidade: Na COP 30 o tema sobre o transporte teve grande destaque, pelo fato deste setor ser impactante, contudo sublinhou-se a narrativa que o transporte coletivo é menos emissor que o veículo leve. Propõem-se que se utilize mais o transporte coletivo em detrimento ao transporte individualizado por veículos leves, proporcionando aos grandes centros urbanos uma melhor qualidade do ar;

 

  • Inclusão Social: Todo e qualquer cidadão tem direito ao transporte, a serviços e oportunidades, portanto é crucial reduzir a desigualdade urbana, tendo um sistema de transporte mais eficiente.

 

  • Logística e Infraestrutura: O Brasil necessita um maior investimento na sua logística e na infraestrutura, para melhor atender as demandas de circulação de cargas e passageiros e no escoamento de grãos, hoje com perdas significantes. É necessário no setor de passageiros a criação de corredores troncais como o BRT, o reforço na malha aérea e o uso de embarcações no setor aquaviário.

 

  • Inovação e Tecnologia: O palco da COP 30 serviu para apresentar inúmeras soluções concretas para a descarbonização, como a adoção da eletromobilidade, movidos a BIOMETANO, células de hidrogênios, híbridos, ou mesmo a motores a diesel de baixa emissões como o padrão (EURO 6), incentivando o avanço de pesquisa e desenvolvimentos de novas tecnologias para o setor.

 

  • Debate e Planejamento: Entidades e o governo estão utilizando a COP 30 para debater políticas integradas de mobilidade e clima, com criação de espaços dedicados a “Estação de Desenvolvimento”, para discutir o futuro do transporte no Brasil e no mundo.

 

Portanto, o transporte é um tema de grande relevância, tanto pelo seu impacto ambiental quanto pelo seu potencial em oferecer soluções práticas para um futuro mais sustentável e qualidade humana.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

“SEST SENAT com Você” – saúde, esporte e lazer neste dia 23/11 em SP

Saiba mais

A COP30 E O PAPEL DO TRANSPORTE COLETIVO NA MOBILIDADE URBANA

Saiba mais

Seminário aborda Tarifa Zero no estado de São Paulo

Saiba mais