BIOMETANO – Uma alternativa limpa e segura para o setor de transporte de passageiros

BIOMETANO – Uma alternativa limpa e segura para o setor de transporte de passageiros

Escrito por: João Carlos Sanches

28/02/2024

A FETPESP, entidade responsável pelos serviços de Transporte no setor Rodoviário de Passageiros no Estado de São Paulo abordará, nessa oportunidade, um tema atual, relevante e alternativo para o setor, que envolve a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), provenientes da queima de combustíveis de origem fóssil nos veículos em circulação.

 

Uma das alternativas para alcançar esse objetivo é o uso de BIOMETANO, que é um biocombustível gasoso purificado que provém do processo de diferentes biomassas, a partir da decomposição anaeróbica, como água residuais, estrume de produção animal, resíduos orgânicos industriais ou culturas energéticas.

 

Meios de Produção

 

A primeira etapa de produção do BIOMETANO começa pelo processo de obtenção do biogás a partir da decomposição biológica de resíduos orgânicos. Deste modo obtêm-se, fundamentalmente os resíduos orgânicos das matérias-primas, processo pelo qual as bactérias agem nos materiais disponíveis. Os produtos finais, liberam, majoritariamente, metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), além de gás sulfídrico (H2S) e amônia (NH4) em menores proporções.

 

Após esse processo, o biogás passa por procedimentos de purificação, de forma a eliminar compostos secundários, como o (CO2) e o (H2S), além da porção residual de água (H2O) presente, o que resulta em um gás com elevado teor de (CH4) e que reúne características semelhantes ao gás natural veicular (GNV) – combustível de origem 100% fóssil extraído das jazidas de petróleo , também utilizadas como combustível de veículos pesados.

 

Fontes Residuais de Produção de Biometano

 

As matérias-primas para a produção do biometano são ricas em material orgânico, sendo seus principais insumos utilizados por resíduos sólidos urbanos (RSU), e como já mencionado, resíduos animais e agrícolas em larga escala.

 

O maior resíduo agrícola na produção é a vinhaça, principal subproduto da indústria sucroalcooleira, na qual o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do segmento.

 

Indústria que detém a cana-de-açúcar como matéria prima é uma das principais fornecedoras

 

Resíduos orgânicos fomentam a produção de biometano

 

Uso do Biometano no Transporte

No Brasil, a tecnologia veicular permite a utilização do biometano como combustível, tanto no setor de passageiros como no de cargas, sendo essa tecnologia aprovada nos testes de desempenho, nos critérios de durabilidade, potência e eficiência. Encontram-se disponíveis no mercado brasileiro ônibus e caminhões já utilizando biogás, como a montadora Scania, uma das pioneiras na difusão desse tipo de tecnologia no país.

 

O setor urbano de passageiros conta com ônibus movido a 100% de biometano, trata-se do modelo K280 6X2 da montadora Scania, cujo projeto inicial foi lançado em 2016, rodando em Sorocaba em fase de testes. Ele tem 15 metros de comprimento e capacidade para 130 passageiros. Em uma parceria com a Usina Itaipu Binacional, o modelo circulou em testes na linha Itaipu binacional – Parque nacional do Iguaçu (PNI), em 2020, na cidade de Foz do Iguaçu,  onde os veículos foram abastecidos com biometano produzido a partir da biodigestão de 18 toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU).

 

Modelo K 280 6×2 – Scania (Fotos: Divulgação)

 

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais

Investimentos na melhoria da Mobilidade Urbana

Saiba mais