Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025

Com medidas proativas, Praxio prepara clientes para entrega da DIRF 2025

Escrito por: Revista Sou + Ônibus

29/04/2024

A fim de evitar prejuízos às empresas de transporte em meio a diversas mudanças na declaração de obrigações fiscais e acessórias, Praxio investe em medidas proativas e suporte personalizado.

 

 

Em um contexto onde agilidade e precisão são essenciais para as empresas de transporte, a Praxio – empresa de tecnologia especializada no setor rodoviário de passageiros, vertente de mobilidade da nstech, a maior empresa de software para supply chain da América Latina – deu início a campanhas de informação e suporte para a entrega segura da DIRF 2025, a fim de evitar prejuízos para seus clientes.

 

 

A DIRF é uma obrigação tributária obrigatória à fonte pagadora de renda ou proventos de qualquer natureza aos contribuintes não beneficiários de imunidade ou isenção tributária. No documento, devem constar os rendimentos pagos ou creditados a pessoas físicas domiciliadas no Brasil.

 

 

A extinção da DIRF estava programada para 2024, no qual seria substituída pelo Sistema de Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). No entanto, Instrução Normativa nº 2.181/2024 prorrogou o encerramento da DIRF para 2025, o que exige atenção redobrada das empresas.

 

 

“A carga de entrega fica dobrada, pois o adiamento não exclui a necessidade de envio das informações mês a mês via EFD-Reinf e eSocial. Ou seja, o Departamento Pessoal e a Contabilidade devem preencher todas essas declarações. É por isso que o momento de preparamos nossos clientes para a DIRF 2025 é agora”, afirma Emerson Grandi, CEO da Praxio.

 

 

O descumprimento do prazo da DIRF resulta em multas. A pessoa física ou jurídica que não a entregue no prazo está sujeita a multa de 2% ao mês-calendário, limitada a 20% do montante dos tributos informados na declaração.

 

 

“Além disso, as empresas também podem ser penalizadas ao fazer o envio da DIRF com dados incorretos, o que é comum em operações manuais, normalmente feito em planilhas ou em sistemas que não integram os eventos de folha de pagamento e contabilidade ao eSocial e EFD-Reinf, onde os dados não estão centralizados e pode haver erros”, destaca Emerson sobre a importância do cumprimento consistente e pontual.

 

 

De acordo com o CEO, entre as rotinas estabelecidas pela Praxio para o sucesso de entregas dessa magnitude, estão o desenvolvimento de testes em diferentes cenários, inclusive simulações de trocas de regime (que foram comumente observadas durante 2023); conscientização dos clientes com materiais, dicas e treinamentos; análises e pesquisas proativas juntos aos clientes; e profissionais dedicados a orientação personalizada a necessidade de cada cliente.

 

 

“Auxiliamos em todas as etapas do processo, da coleta de dados, emissão automatizada das declarações, até a entrega de Informe de Rendimentos aos colaboradores através do aplicativo Tá.On, que contribui para a Transformação Digital, redução do trabalho manual e despesas com impressões”, finaliza o CEO.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais

Investimentos na melhoria da Mobilidade Urbana

Saiba mais