Estudo aponta que reforma tributária pode aumentar em até 20% custos dos transportes públicos

Estudo aponta que reforma tributária pode aumentar em até 20% custos dos transportes públicos

Escrito por:

25/04/2023

A Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU) divulgou um estudo que alerta sobre um aumento de 20% nos custos do transporte público de passageiros caso a proposta de Reforma Tributária apresentada seja aprovada.

 

O maior problema estaria na alíquota de 25% divulgada como possível alíquota única da PEC 45/2019 e que está sendo discutida pelo Grupo de Trabalho que analisa o projeto que deverá ser enviado para votação.

 

A situação mais dramática aconteceria em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, que veriam crescimento do tributo no dia a dia do setor.

 

Os maiores impactos aconteceriam com a mão de obra que representa 44% dos custos para as empresas, seguido de combustíveis e lubrificantes, que respondem por 33% do total.

 

O estudo foi realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e foi apresentado em audiência pública. O diretor de Gestão da NTU, Marcos Bicalho, explicou o quadro que pode acontecer com o setor caso a proposta avance.

 

“O resultado desse estudo é muito impactante, porque ele mostra que para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o peso final recai sobre o concessionário do serviço e pode ser de até 20,52% nessas cidades”, disse.

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Guarupass celebra 30 anos de inovação na mobilidade urbana de Guarulhos

Saiba mais

Rápido D’Oeste investe em 22 ônibus rodoviários

Saiba mais

Investimentos na melhoria da Mobilidade Urbana

Saiba mais