O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SETOR DE TRANSPORTE

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SETOR DE TRANSPORTE

Escrito por: João Carlos Sanches

20/08/2025

A inteligência artificial  é um campo novo da ciência da computação concentrada no desenvolvimento de sistemas e algoritmos que são capazes de realizar operações que feitas por técnicos não seriam tão precisas ou tão otimizadas. A IA utiliza dados e algoritmos para desenvolver processos cognitivos semelhantes aos humanos, e em muitos casos obtendo resultados conclusivos mais precisos e eficientes.

 

A aplicabilidade da inteligência artificial (IA) no setor de transportes rodoviários, tanto de cargas como de passageiros, mostra um papel crescente na sua otimização operacional, com foco voltado a sua melhor eficiência, reduzindo custos e também minimizando os impactos ambientais, especialmente no contexto da mobilidade urbana e dos resultados causados por sua combustão em operação.

 

O CENÁRIO DO SETOR DE TRANSPORTE NOS GRANDE CENTROS URBANOS

Observa-se que nos grandes centros urbanos os cidadãos, em sua maioria, se deslocam pelas vias das cidades utilizando veículos individualizados, causando efeito danosos ao emitirem gases de efeito estufa, impactando o clima global, interferindo diretamente na mobilidade urbana e nas emissões de gases poluentes, causando sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Para reduzirmos os impactos ambientais proveniente do transporte, utilizamos três grandes tipos de ações: Evitar, Mudar e Melhorar.

  • Evitar: Viagens individuais motorizadas em áreas centrais ou de curta quilometragem;
  • Mudar: Optar pelo transporte coletivo de passageiros, evitando a escolha do transporte individual, pois o transporte coletivo atende a uma demanda maior de usuários e também emite menos poluentes e gases de efeito estufa;
  • Melhorar: Adotar o uso de veículos menos poluentes, hoje já disponíveis no mercado como ônibus híbridos ou elétricos ou na fase tecnológica EURO VI a diesel, melhorando a fluidez e diminuindo as emissões de gases poluentes nos grandes centros urbanos.

Essas ações associadas ao uso da inteligência artificial (IA) devem ser planejadas estrategicamente de maneiras integradas para a melhoria da qualidade do ar nos grandes centros e por consequência trazendo a melhoria da qualidade de vida dos usuários e moradores.

No próximo texto, vamos apresentar vantagens e desvantagens operacionais no uso da IA no transporte rodoviário de passageiros.

 

Gostou do que leu?

Então confira outros conteúdos recomendados para você!

Palavras que marcam o setor

Saiba mais

Gestão moderna de dados sobre a mobilidade urbana

Saiba mais

Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável

Saiba mais